Monday, February 14, 2005

O mesmo artigo do post anterior...em português

Quem sabe ensina, quem não sabe...faz:uma pequena lição de economia (*)

Claudio Djissey Shikida

Hayek disse, com propriedade, que o conhecimento é disperso. Talvez a melhor idéia que ele nos tenha legado seja a de que a liberdade individual é pré-condição para o uso socialmente ótimo do conhecimento. O mercado, num mundo de liberdade, permite a troca dinâmica de idéias através de erros e acertos de ofertantes e demandantes até que as melhores alocações do conhecimento surjam como resultado destas ações descentralizadas. Ao contrário do que nos fazem crer os inimigos da liberdade, a diversidade é compatível, sim, com o mercado.

Qualquer um que já tenha conversado com diferentes empresários sabe que a verdadeira riqueza do mercado não se parece com uma visão rósea de empresários homogêneos, idênticos, que lutam entre si com o mesmo nível de conhecimento sobre o uso de fatores de produção para obterem lucro. Trata-se, isto sim, de uma quase infinidade de empresários, uns mais espertos do que outros, lutando para sobreviver num mundo de não menos diversidade de interesses representados pelos consumidores. Isto sim, creia-me, é estressante!

Friso novamente este ponto: o conhecimento é disperso e saber usá-lo bem para fins de lucros é sinônimo de não errar muito. Um empresário interessado na obtenção de lucros no setor, digamos, de metalurgia, possui a energia e a disposição típica que caracteriza sua designação ("empresário", "empreendedor"). Mas, como todos os indivíduos, o empresário é ignorante em muitos aspectos da metalurgia. O que ele faz? Contrata alguém, preferencialmente um bom técnico, que lhe ensine o básico do funcionamento da metalurgia. Um bom consultor poderá lhe fornecer conhecimentos sobre o mercado mundial para o setor metalúrgico. Um bom engenheiro lhe dará opções diversas de combinações tecnológicas que poderão ser utilizadas em sua busca pelo lucro (inovar aqui, não inovar ali, etc). Graças ao empresário - este sujeito que insiste em ganhar dinheiro - estes três profissionais terão emprego.

Observe, leitor, a importância do conhecimento. Vocações naturais existem e a chance de se aproveitar delas para ganhar algum dinheiro está presente no exemplo acima. O engenheiro, o consultor e o técnico, cada qual buscando a melhoria de suas respectivas vidas, representam o aperfeiçoamento do conhecimento especializado. O empresário, com seu ímpeto de lucrar gerou três oportunidades. Num mundo feudal/socialista, isto só seria possível mediante a escravidão (senhor feudal) ou sob o monopólio do Estado sobre a mão-de-obra (socialismo/comunismo). Ambos, como se sabe, regimes caracterizados por níveis não muito elevados de liberdade individual...

Há uma piada do personagem Dilbert, de Scott Adams, que ilustra bem o aspecto informacional que Hayek destacou. Um gerente de recursos humanos, em uma palestra para vários empregados, diz que o importante é sempre contratar alguém mais inteligente. Subitamente, do fundo da sala, alguém levanta o braço e pergunta: "então quer dizer que o sujeito mais idiota da empresa é o seu presidente"? A pergunta é pertinente e engraçada, claro. Mas note a sutileza que talvez seja não-intencional na piada de Adams: a chance do sujeito levantar a mão para perguntar e não para mendigar só existe porque o mesmo ignorante naquela área do conhecimento, na busca do lucro, gerou ao irônico anônimo a chance de estar ali, na reunião. É como digo: quem sabe, ensina. Quem não sabe, faz. E não há nada de errado com isto. Errado está aquele que não aproveitar a chance gerada pelo mercado para aprender sempre um pouco mais.

(*) Doutor em Economia. Professor da FEAD, das Faculdades IBMEC-MG e Economista da FIEMG. Minhas opiniões não refletem, necessariamente, as das instituições às quais eu esteja vinculado. Agradeço ao estagiário Frederico Coelho (Gerência de Economia - FIEMG) pela conversa que me fez ver esta notável obviedade. O professor, como se sabe, é o maior ignorante da turma.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Blogs are an easy way to share news among family members and post
the latest baby pictures, it's equally well suited for a business to post updates and data to inform the public, employees or other interested parties. home loans

2:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

Promise, I'm good. Everything is fine....I've just been busy and blah blah blah blah. You know the drill.I'll update more at faxless payday loan , when I can. In the meantime, please know that you are all in my thoughts, and I would never leave you without at least saying Goodbye.

4:25 AM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker