Tuesday, January 25, 2005

Estado transfere o que não produz: antiga lição de livro-texto...mas muito ignorada ultimamente

Rui Nogueira, jornalista da Primeira Leitura, neste artigo, dá uma aula de Economia do Setor Público e, por que não dizer, de Escolha Pública.

Por que?

Trecho:

A gordura deixa o Estado sem agilidade e é um problema sério de desvio de investimentos. As políticas públicas ambíguas, para dizer o menos, reforçam a desconfiança da sociedade para com o Estado. Lula, por exemplo, alegra-se em perpetrar enganos brutais como o que vai cometer em Davos (Suíça), nesta sexta-feira, ao dizer em discurso para a nata do PIB mundial que “o terrorismo não deve ser combatido com armas, mas com a transferência de riqueza aos mais pobres”.

Transferência de riqueza? Como assim?! Em que mundo vivem Lula e seus assessores? Lula e dona Marisa não transferem riqueza para ninguém, nem mesmo para a família deles. Ninguém transfere riqueza nenhuma para quem quer que seja. Nenhuma sociedade transfere riqueza para outra sociedade. As sociedades criam condições ou não para gerar riqueza. As sociedades interagem, criam relações para maximizar as condições de geração de riqueza etc. Mas a riqueza que elas produzem teve e tem custo, investimentos.

É essa idéia “pobrista”, paternalista e demagógica que deve fundamentar a exasperação da sociedade. O problema é menos quanto se gasta e mais como se gasta neste momento. A ideologia por trás do gasto é o xis da questão.

Lula está disposto a usar o Estado para “transferir riqueza” aos mais pobres do Brasil, e o diabo é que esse Estado brasileiro não tem riqueza para transferir. Eis a questão. O melhor que ele tem a oferecer aos pobres é a eficiência dos instrumentos públicos do Estado para contribuir para a geração de riqueza. Coisas, claro, bem diferentes.


Precisa dizer mais?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker