Saturday, June 18, 2005

Carlos Pio e a crise atual

16/06/ 2005 - agência brasil

Ambiente é propício para que novas denúncias de corrupção apareçam, diz cientista político

Luthianna Hollenbach
Da Agência Brasil

O professor Carlos Pio, cientista político da Universidade de Brasília, disse que novas denúncias devem surgir nos próximos dias. "Dado o clima estabelecido, novas denúncias vão surgir exatamente por parte de pessoas que se viram envolvidas nesse processo a contra-gosto, ou mesmo por expectativa de ganho frustradas e que se disponham a denunciar, a partir do momento em que existe uma pré-disposição da opinião pública e do próprio parlamento da Polícia Federal de investigar os casos".

Hoje (15), em entrevista à Rádio Nacional AM, Carlos Pio disse que, assim como surgiram denúncias da ex-secretária de uma empresa de publicidade em Belo Horizonte, poderão surgir outras. Segundo ele, a característica de quem denuncia esses esquemas de corrupção é que, na maioria das vezes, são pessoas que participam dela. O cientista político disse ainda que no Brasil a corrupção é algo generalizado. "O cidadão comum pratica a corrupção no seu dia-a-dia sempre que ele para o seu carro em local proibido, que ele atravessa um sinal vermelho, que ela burla legislações."

Em relação ao que ele ouviu da imprensa de ontem para hoje, a respeito da repercussão do depoimento feito pelo deputado Roberto Jefferson na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, o professor disse que há uma tentativa de esvaziamento das denúncias feitas, tendo em vista a natureza do depoente.

"Muito se questionou de ontem para hoje, se o depoimento do deputado seria uma prova. E isso é parte dessa cultura de que assumir a participação em crime não seria uma prova. Então o deputado ali se expôs de uma maneira muito franca, mas uma parte importante da imprensa acabou repercutindo o lado mais teatral, o lado mais performático que é próprio de figuras de expressão política como o deputado Roberto Jefferson."

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

gh

1:05 PM  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker